RESENHA: Garota Exemplar, Gillian Flynn.


Garota Exemplar é um thriller psicológico, escrito pela Gillian Flynn e publicado em 2012. O livro tornou-se um sucesso de público e da crítica e chegou aos cinemas em 2014 pela Twentieth Century Fox, estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike (indicada ao Oscar como melhor atriz por esse filme) como protagonistas.
O livro narra a história de Nick e Amy Dunne. Amy desapareceu de casa no aniversário de 5 anos de casamento, deixando para trás uma sala bagunçada e sinais de uma possível cena do crime.
 Apesar de ter assistido o filme primeiro, coisa que faço raramento por sinal, li o livro com a mesma expectativa. A autora soube me prender magnificamente. A história começa morna, mas depois tu quer logo saber o que está acontecendo. Ela é intensa, confusa, surpreendente e, infelizmente, dolorosamente real. Garota Exemplar é um dos livros mais verdadeiros que já li, sério. E fiquei realmente amendrontada, pois percebi como a trama soube mostrar com veracidade a obscuridade da mente humana. 
Então isso tinha que parar. Ser comprometida com Nick, me sentir segura com Nick, ser feliz com Nick, me fez perceber que tinha uma verdadeira Amy aqui, e ela era muito melhor, muito mais interessante, complicada e desafiadora que a Amy legal. Nick queria a Amy legal de qualquer jeito. Você consegue imaginar? Finalmente mostrar seu verdadeiro eu para o seu esposo, sua alma gêmea e ele não gostar de você? Então é como o ódio começa. (Amy Elliot)
O livro é narrado sob duas perspectivas: Nick e Amy. Com Nick vemos o depois do desaparecimento, toda investigação policial e sua real personalidade. Já com Amy, vemos sua anotações em diário, que retrata o casamento dos dos cujas falhas poderiam resultar no seu "desaparecimento". 
Enquanto Nick descreve uma esposa, frica, calculista e um casamento desmoronando, Amy fala sobre o amor, recomeços e um Nick sem interesse nenhum no casamento deles. Logo surge duas questões:
1) O que realmente aconteceu com Amy.
2) Quem realmente está contando o lado correto da história. Se é que existe um.
Devo admitir, que desde sempre fiquei no lado do Nick, pois não aguento pessoas fazendo drama demais, no meu ponto de vista é claro.
Minha mãe sempre disse a seus filhos: Se você está prestes a fazer algo e quer saber se é uma má ideia, imagine ela impressa para o mundo todo ver. (Nick Dunne)
Por um momento, por mais que eu gostasse do Nick, achava que ele realmente tinha matado Amy. Por mais que Amy se mostrasse um pouco hipócrita em seus diários, talvez ela realmente fosse vítima disso tudo. 
Eu já sabia do final do livro, pois já tinha visto o filme, mas a minha confusão foi a mesma, pois a autora majestosamente foi moldando meu pensamento conforme as páginas iam passando. Esse foi só um dos motivos de amar esse livro.
 Deixando o romance e o mistério um pouco de lado, a autora faz um boa crítica às convenções sociais, as mídias mentirosas e ganaciosas, e a mudança na forma de propagação de informação.
O final deste livro, me deixou com a boca aberta, simplesmente não esperava, foi perturbador demais. Eu só pensava: "Puta merda, que gente louca!".
 Enfim, Garota Exemplar aborda todas nuances diferentes do que a mente humana é capaz de fazer, por mais maníacas e psicopatas que elas sejam. Amo isso.


Por favor, façam um favor a vocês mesmos, leiam esse livro!!!

Gabriela Fogliato

"Nunca se esqueça de quem você é, porque é certo que o mundo não se lembrará. Faça disso sua força. Assim, não poderá ser nunca a sua fraqueza. Arme-se com esta lembrança, e ela nunca poderá ser usada para magoá-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário